Vic Firth - História e Legado
Acredite ou não, muita engenharia foi usada para projetar as mais variadas baquetas que pudessem atender às demandas em constante evolução de bateristas e percussionistas. Diversos fabricantes inovaram o mercado das baquetas em suas próprias formas criativas. Algumas marcas produzembaquetas com dimensões ou até mesmo materiais específicos, enquanto outras oferecem opções mais personalizáveis. Mas uma coisa é fato;. nenhuma marca carrega o mesmo grau de reconhecimento e versatilidade que Vic Firth.
O maior nome das baquetas.
The Vic Firth Company foi formada em 1963 por Everett “Vic” Firth. Atualmente sediada em Boston, Massachusetts, a Vic Firth Company (normalmente referida apenas como "Vic Firth") oferece uma grande variedade de baquetas usadas para bateria e percussão de marcha, bem como baquetas usadas para tímpanos e percussão aguda (vibrafone, xilofone , marimba, etc). Mas antes de mergulhar muito fundo nos antecedentes da empresa, vale a pena aprender sobre o próprio Vic.
Vic Firth nasceu em 2 de junho de 1930
Vic Firth nasceu em 2 de junho de 1930 em Winchester, Massachusetts, mas foi criado em Sanford, Maine.
A bateria não foi o primeiro empreendimento musical de Vic. Filho de um respeitado trompetista, começou a aprender corneta aos 4 anos e passou a aprender também piano, clarinete, trombone e percussão. Principalmente focado na bateria orquestral, Vic se tornou um percussionista profissional com apenas 16 anos, enquanto ainda cursava o ensino médio. Ele obteve o diploma de bacharel no Conservatório de New England e foi contratado como percussionista pela Orquestra Sinfônica de Boston em 1952. Aos 21 anos, ele foi o membro mais jovem a ganhar uma cadeira na orquestra. Ele rapidamente alcançou o posto de timpanista principal, cargo que ocupou de 1956 a 2002. Além disso, Vic ensinou percussão no Conservatório de New England de 1952 a 1995, começando quase imediatamente após se formar.
Nasce uma empresa
No final da década de 1950, Vic ficou um pouco frustrado com a falta de variedade de baquetas disponíveis para percussionistas. Então, em vez de entrar em contato com os fabricantes, ele decidiu que faria suas próprias baquetas para melhor atender às suas necessidades musicais. O primeiro par de baquetas de Vic Firth foi talhado à mão na garagem da casa de Vic no início da década de 1960. Os protótipos foram esculpidos em madeiras mais volumosas, mas eram mais estreitos, tinham um cone alterado e uma ponta em forma de bola. Dimensões e especificações foram marcadas por meio de inúmeras tentativas e erros. Os alunos de Vic e outros percussionistas locais gostaram de seus novos designs. Lojas de música começaram a fazer pedidos, forçando Vic a aumentar a produção e abrir oficialmente um negócio em 1963. Com a ajuda de um torneiro de madeira baseado em Montreal, Vic começou a fabricar baquetas em uma escala maior. Os primeiros modelos foram o SD1 e o SD2, que ainda são modelos populares até hoje. Vic também escreveu dois livros de método de caixa de bateria no final dos anos 1960 e publicou um livro de solos de caixa de bateria em 1968.
A partir de então, Vic Firth procurou equipar bateristas com o “par perfeito” de baquetas, oferecendo baquetas que variam em comprimento, formato da ponta, espessura e material. Atualmente, a empresa produz mais de 200 variedades de baquetas, alem de luvas, bags e diversos acessórios dando aos bateristas uma infinidade de opções para encontrar o equipamento que melhor se adapta às suas necessidades. Os materiais da Vic são fabricados em Newport, Maine. Além de produtos relacionados a tambores, a empresa fabricou brevemente uma linha de produtos de cozinha gourmet de madeira, incluindo moinhos de pimenta, moedores de sal e rolos de macarrão.
Um apaixonado por Boston
Em 2010, a Vic Firth Company se fundiu com a Zildjian, a maior fabricante de pratos do mundo, localizada em Norwell, Massachusetts. As duas empresas controlam uma enorme parte da indústria da percussão, tornando a área de Boston uma região excepcionalmente importante para a arte da bateria.
Vic Firth faleceu em sua casa nos arredores de Boston em 26 de julho de 2015. Ele deixou para trás um dos nomes mais conhecidos no mundo da bateria e um legado de educação, inovação e musicalidade. A bateria sem dúvida pareceria muito diferente hoje sem o impacto de Vic.
Se voce tem interesse de visitar a fabrica, basta agendar uma visita pelo site da empresa (www.vicfirth.com)
Se voce gostou desta curiosidade, não deixe de entrar em contato e agendar uma aula experimental gratuita!
Um abração!
PH Teixeira