7 Maneiras de Ganhar Dinheiro Tocando Bateria (ou qualquer outro instrumento)

Se você passar algum tempo nas mídias sociais, poderá ver uma conversa sobre como os bateristas de mídia social não devem ser colocados na mesma luz que os bateristas que tomaram o caminho mais tradicional.

O que isso significa, exatamente? E o que os aspirantes a bateristas devem acreditar sobre a indústria da música e como ganhar a vida?


O mundo da bateria se expandiu dramaticamente em relação às oportunidades de carreira, e aqui está tudo o que você precisa saber.

Digital ou real?

Para se tornar bem conhecido e respeitado como baterista, você precisaria trabalhar duro


Influenciadores de bateria vs. bateristas da indústria
É um tema quente nas mídias sociais: os influenciadores de bateria são "verdadeiros bateristas"? Parte da tensão vem daqueles que lutam com uma mudança nas oportunidades de carreira.


Algumas décadas atrás, todos os bateristas precisariam moer para sobreviver. Dormir no sofá de um amigo era uma maneira normal de economizar dinheiro no aluguel, já que os shows noturnos nem sempre pagavam o suficiente para serem financeiramente estáveis.


Para se tornar bem conhecido e respeitado como baterista, você precisaria trabalhar duro para chegar ao topo, apresentando, gravando e ensinando sempre que possível.


Na nova era das mídias sociais, é possível ganhar grande fama postando alguns vídeos. Você tecnicamente não precisa sair de casa e ainda pode se tornar uma figura influente na bateria e nas comunidades musicais mais amplas.


Isso é uma coisa ruim? Bem, depende de como você olha para ele. Há prós e contras em ambos os lados, e achamos que é importante entender profundamente ambos para ver qual caminho você quer tomar como baterista.


O que é um baterista de mídia social?
Alguém que posta regularmente fotos e vídeos (como capas de bateria) em plataformas de mídia social pode ser considerado um baterista de mídia social. No entanto, a maioria dos bateristas faz isso, mesmo que tenham tomado a rota mais tradicional da carreira de baterista.

São os bateristas com grandes seguidores que ganham rendimentos significativos através de plataformas on-line que normalmente são consideradas "influenciadores de bateria".

Esses bateristas recebem endorsement de empresas de bateria e alavancam seus seguidores para oportunidades de negócios.

Muitos influenciadores de bateria fazem muito mais trabalho dessa maneira do que fazendo shows ou gravando álbuns.

Há algo de errado com isso? De modo algum! Os bateristas que postam vídeos regularmente devem aprender um conjunto inteiramente novo de habilidades para acompanhar as tendências e algoritmos atuais em comparação com a rota tradicional de tocar em shows e gravar.



MÚSICO DE MÍDIA SOCIAL

São os bateristas com grandes seguidores que ganham rendimentos significativos

Essas habilidades incluem:

Saber usar câmeras e iluminação
Edição de vídeo
Falar na frente de uma câmera
Estratégias de marketing
Gerenciando comunidades

Como é uma carreira de bateria tradicional?
A carreira de bateria convencional envolve:


Tocar ou ter bandas
Realizar shows ao vivo regularmente

Se apresentar em locais, estados, países diferentes
Fazer gravações para artistas ou estudios

Você também pode dar aulas

Essa carreira é vista como tradicional, pois era a única maneira de ter uma carreira de bateria de sucesso antes do invento das mídias sociais.

Muitas vezes é visto como mais difícil do que seguir a rota das mídias sociais, mas as pessoas não consideram que muitas das habilidades necessárias são totalmente diferentes.

Com a rota tradicional, você precisa fazer conexões e encontrar-se no lugar certo na hora certa. Alguns aspirantes a bateristas nunca fizeram sucesso com essa rota, enquanto outros tiveram a sorte de se juntar a bandas que se tornaram populares.

A melhor parte de fazer isso da maneira antiga é que você pode tocar música com outras pessoas. Quer você ganhe dinheiro ou não, tocar bateria em uma banda pode ser gratificante.

Você também não precisa estar em uma banda enorme para que essa opção de carreira funcione. Alguns bateristas apoiam confortavelmente suas famílias tocando em bandas de casamento, bares, restaurantes, orquestras e escolas locais.

E há outros shows que você pode não ter pensado. Tocar bateria em um navio de cruzeiro, ou com o Cirque Du Soleil – tudo isso pode ser uma opção no seu futuro.


Qual carreira é melhor?

A coisa interessante sobre influenciadores de bateria versus bateristas da indústria é que ambas as partes muitas vezes sentem que sua carreira é mais difícil do que a oposta.

Músico Tradicional

Muitas vezes é visto como mais difícil do que seguir a rota das mídias sociais.

Não tem carreira é melhor. Eles são apenas diferentes, e alguns bateristas podem preferir um caminho ao invés de outro.

A maior desvantagem de ser um influenciador é que você não consegue tocar com outros músicos com a mesma frequência que os bateristas da indústria.

Um aspecto enorme de aprender um instrumento é tocar com outros músicos; essa habilidade pode ser prejudicada quando você passa mais tempo tocando bateria sozinho.

A maioria dos músicos profissionais pode dizer quando um baterista não se sente confortável em se apresentar ao vivo em um ambiente de banda, e isso é algo que os bateristas de mídia social devem observar.

Se a mídia social não é a sua praia, você pode encontrar mais recompensa em conseguir shows para ganhar a vida. Você pode esquecer os algoritmos em constante mudança e apenas gostar de tocar com outras pessoas.

No entanto, sua presença social também é seu currículo. Compartilhar conteúdo on-line torna mais fácil para outros músicos verem o seu modo de tocar, e muitos bateristas de mídia social conseguiram grandes shows no "mundo real" por causa disso.

Também: nem todo mundo pode (ou quer) sair de casa regularmente para shows ou sessões. Se você preferir ser um homebody, a vida de criador de conteúdo on-line pode ser para você.

7 maneiras de ganhar dinheiro tocando bateria
Aqui estão algumas maneiras de se sustentar como baterista

Se puder preencher sua agenda com diferentes fluxos de renda. No entanto, também é possível ter sucesso optando só por um.

1. Tocando em shows

Tocar em shows é a maneira testada e verdadeira de ser um baterista de sucesso. Quando você diz a alguém "Eu sou um baterista", eles vão assumir que você toca em uma banda, e é por isso que o show é visto como um dos caminhos mais populares a serem tomados.

Enquanto muitas partes de bateria são programadas nos dias de hoje, os artistas ainda querem se apresentar com bateristas ao vivo, por isso há inúmeras oportunidades em todos os estilos de música.

2. Gravação de peças de bateria

A gravação em estúdio não é tão popular quanto era há uma década ou duas. Você terá o show ocasional de estúdio, mas os sons de bateria digital se tornaram incrivelmente realistas, então os produtores tendem a trabalhar com eles mais.

No entanto, ainda há um grande mercado para a gravação remota. Se você tem um espaço de estúdio pessoal em torno de seu kit de bateria, você pode se comercializar como um baterista de sessão remota, e as pessoas lhe enviarão suas músicas para que você possa adicionar as partes da bateria.

Claro, bateristas ainda estão sendo contratados para sessões de gravação em um estúdio comercial. Mas esses shows podem ser mais difíceis de encontrar, e os produtores / artistas tendem a contratar os mesmos bateristas repetidamente. Se você pode trabalhar constantemente em suas habilidades de networking e conhecer pessoas quando puder, você pode ser convidado para trabalhar em sessões tradicionais também.

3. Ensino

Você pode oferecer aulas de bateria pessoalmente ou on-line. Você pode encontrar estudantes locais ou usar as mídias sociais para alcançar estudantes de todo o mundo.
Se você está ensinando on-line, você só precisa de uma configuração decente para que seus alunos obtenham um bom áudio. Você também tem que aceitar que muitos alunos terão menor qualidade de áudio vindo de seu lado.

4. YouTube

Pode levar tempo para começar, mas o 'YouTube Drummer' é um caminho de carreira em potencial real. Se você tiver uma grande audiência, ganhará dinheiro com o Google AdSense e poderá fazer marketing de afiliados e acordos de patrocínio para completar sua renda.

5. Transmissão

O streaming está ficando cada vez maior a cada ano. Como baterista, você pode se inscrever em uma plataforma de streaming como o Twitch e ser pago por assinante.

6. Amostragem

Com tantas pessoas valorizando sons de bateria eletrônica, os bateristas podem gravar grooves de quatro a oito compassos e depois vendê-los como samples. Você também pode gravar sons únicos do seu kit para vender.

7. Obtenção de patrocínios

Mencionamos brevemente os patrocínios para YouTubers, mas você pode obtê-los se tiver um grande número de seguidores em qualquer plataforma. Apenas note que a maioria dos patrocínios pagos não vem de marcas de tambor, pratos ou baquetas.

As empresas de instrumentos normalmente oferecem endorsement em uma base de relacionamento, oferecendo produto em vez de pagamento, enquanto os patrocínios pagos virão de outras marcas do setor dispostas a pagar para colocar seu produto na frente de um público.

Isso não quer dizer que as marcas de bateria não paguem seus artistas. Simplesmente não é tão normal quanto algumas pessoas pensam.


Em resumo

Quando se trata de influenciadores de bateria versus bateristas da indústria, ambos são válidos. Devemos ser gratos por haver tantas maneiras de os bateristas ganharem a vida nos dias de hoje.

Se você trabalha principalmente na criação de vídeos solo de bateria de mídia social, saiba que sua capacidade de improvisar e tocar confortavelmente com outros músicos pode ser afetada.

Mas se você quiser seguir a rota tradicional de tocar bateria e gravar, saiba que você fará muito mais conexões iniciando uma página de mídia social para ser visto. Executar essa página pode ser mais complicado do que você pensa!

No final do dia, todos nós tocamos bateria, e não há nada melhor do que isso.








Anterior
Anterior

E o novo batera do Foo Fighters é…

Próximo
Próximo

O que saber antes de começar a tocar bateria